A pedagogia de Jesus no caminho de Emaús

Autores

  • Helber Paiva Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Marcela Machado Vianna Torres Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Sonia Nogueira Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.46859/PUCRio.Acad.TeoP.2763-9762.2021v1n1p26

Palavras-chave:

Pedagogia de Jesus, Fé pascal, Palavra, Partilha do Pão, O Ressuscitado

Resumo

Este estudo tem como pedra angular a Páscoa de Jesus e se desenvolve partindo da narrativa de Lucas (24,13-35). Seu objeto de análise é o itinerário da fé pascal, construindo-se com o que é percebido como elementos da pedagogia de Jesus em seu magistério. Entendemos que o texto de Lucas se refere a três cenários: o caminho (vv. 13-28); a aldeia de Emaús (vv. 29-32) e Jerusalém (vv. 33-35) e trabalhamos com os fatos que neles se destacam, três fatos em que a iniciativa é de Jesus. Com este artigo pretendemos desenvolver uma aproximação do caminho percorrido pelos discípulos de Emaús e identificar os princípios fundamentais da pedagogia de Jesus, com o objetivo de compreender sua ação. Temos a proposta de dar ênfase ao caminho interior que se percorre neste relato de Lucas e que se faz palavra de anúncio, para que possamos escutar esse anúncio e empreender esse caminho. Fazemos duas perguntas: como reconheço Jesus no dia a dia e como buscar Jesus e ter um contato mais real com Ele.

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Publicado

2021-07-19

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