Sobre a Revista

A revista – sua afiliação – seu início – sua periodicidade
     A TeoPraxis é um periódico do Departamento de Teologia da PUC-Rio. Ela teve seu início em 2021 e tem periodicidade semestral.

Título abreviado da revista
     TeoP é o título abreviado da TeoPraxis, usado para efeito de citação em referências bibliográficas, notas de rodapé e legendas bibliográficas.

Forma de publicação
     A publicação da TeoPraxis se dá na forma eletrônica.

Acesso aberto
     A revista é publicada em acesso aberto (open access). Com a opção de uma política de acesso aberto, a TeoPraxis visa contribuir para a socialização do conhecimento.

Utilização do OJS
     A TeoPraxis utiliza o Open Journal Systems (OJS) que é um software de gerenciamento e publicação de revistas eletrônicas. No OJS estão presentes as informações gerais da revista e diretrizes para os autores / normas para publicação. Nele, realizam-se, também, os procedimentos de submissão de artigos, de revisão por pares e de comunicação entre editores, autores, avaliadores e revisores de texto.

Disponibilização online
     A TeoPraxis encontra-se no Portal de Periódicos da PUC-Rio (http://periodicos.puc-rio.br/).

Escopo, descritores, missão, objetivos
     Escopo – A difusão da pesquisa de autoria de discentes dos cursos de bacharelado e licenciatura da Área de Ciências da Religião e Teologia, assim como outras áreas que possam dialogar com temas afins, desde que não estejam ligadas a um programa de pós-graduação. Desse modo, o periódico oferece aos discentes dos Cursos o incentivo para a produção e a divulgação de suas pesquisas acadêmicas. Dentro desse contexto, a Revista abre, também, espaço para graduados. 
     Descritores – As contribuições são previstas para as áreas bíblico-teológico-pastoral.
     Missão – A TeoPraxis tem como missão, apoiar os alunos da Graduação em Teologia e em Ciências da Religião no exercício da pesquisa acadêmica, assim como incentivá-los na produção de textos e na sua publicação.
     Objetivos – Os objetivos da TeoPraxis são: estimular a produção intelectual de autoria discente ou em coautoria com docentes em Teologia, ou em Ciências da Religião, por meio de artigos; divulgar, promover e contribuir com o desenvolvimento da pesquisa científica discente na Área de Ciências da Religião e Teologia, em âmbito nacional; ser canal de debate entre graduandos, graduados, docentes e pesquisadores, visando a socializar os conhecimentos e estimular a pesquisa em Teologia e em Ciências da Religião.

Política das seções
     De um modo geral, a política da TeoPraxis tem em vista participar e contribuir de modo acadêmico em estudos na Área de Ciências da Religião e Teologia. A sua estrutura apresenta as seguintes seções:
     - Editorial – indica, em linhas gerais, o conteúdo do fascículo, destacando aspectos especiais dentre os tópicos estudados em seus artigos.
     - Artigos científicos em temas diversos – apresenta estudos na Área de Ciências da Religião e Teologia.
     - Resenhas críticas – apresenta uma análise interpretativa, dos últimos cinco anos, do conteúdo de uma obra pertinente à Área já mencionada.

Textos originais e inéditos
     Os artigos submetidos para a publicação devem ser todos originais e inéditos. Poderão ser trabalhos preparados em disciplinas dos cursos de Graduação, ou pesquisas pessoais dos discentes, ou em coautoria com docentes, ou outros pesquisadores da Área de Ciências da Religião e Teologia.
     No caso de ser detectado redundância total de uma publicação anterior do mesmo autor (sem novos aprofundamentos, atualizações, desdobramentos ou outras perspectivas) ou plágio na apresentação, ou no decorrer do artigo, ou resenha, deverá ser feita uma retratação pelo seu autor, a ser publicada juntamente com esclarecimento da revista, a qual reafirmará a sua opção de não publicar textos em plágio e o empenho assumido para que isso não aconteça.

Chamadas para artigos
     As chamadas para os artigos a serem publicados serão feitas na página web do Departamento de Teologia (link), na página da Revista e por meio de e-mails enviados para os Cursos de Graduação em Teologia e em Ciências da Religião.

Responsabilidade e ética na pesquisa
     O conteúdo dos textos é primeiramente de responsabilidade dos autores. Estes devem cumprir as exigências de ética da pesquisa e apresentar suas contribuições de modo devidamente documentado.
     Solicita-se que, junto com a submissão dos textos, os autores enviem documentos sobre procedimentos éticos na investigação, se suas investigações necessitam dessas comprovações.

Normas de submissão
     As diretrizes para os autores estão publicadas no OJS, item “SOBRE - Submissões”. As normas são atualizadas constantemente, em vista de aprimoramentos da revista.
Artigos e resenhas submetidos à TeoPraxis não podem ser submetidos simultaneamente a outros periódicos.

Processo seletivo e seus procedimentos
     A Comissão Editorial da revista TeoPraxis respeita o pensamento e a pesquisa dos autores, mas segue seu próprio processo seletivo para decisão sobre a publicação ou não dos artigos submetidos. O processo seletivo é gerenciado pelo editor ou pela Comissão Editorial e perpassa três etapas fundamentais.
     Os artigos e resenhas submetidos ao periódico passarão primeiro por uma pré-avaliação (que verificará se os textos estão conformes ao escopo da revista e as normas para publicação/diretrizes para os autores). Caso o artigo submetido não esteja de acordo com as normas, pode ser solicitado ao autor adaptar às mesmas para poder ser completada a pré-avaliação ou aceita a submissão.
     O artigo admitido na pré-avaliação será encaminhado à etapa principal, da avaliação com revisão por pares (“peer review”).
     Pede-se aos assessores das revisões por pares seguirem as recomendações da COPE – Committee on Publication Ethics –http://publicationethics.org/files/Peer%20review%20guidelines_0.pdf.
     A revista divulga na última publicação de cada ano uma nominata dos revisores.
     A avaliação/revisão por pares segue um formulário elaborado pela equipe da revista. 
     Os resultados da avaliação e revisão por pares, incluindo as sugestões que, caso sejam feitas pelos assessores que colaboram, serão comunicados aos autores, juntamente com a indicação de prazos para reenviarem o texto com os ajustes.
     De um modo geral, cabe aos assessores ou ao editor/Comissão Editorial verificar se as alterações solicitadas pelos assessores ou exigidas pelo editor foram suficientemente cumpridas.
     Reserva-se para o editor ou para a Comissão Editorial, a decisão final sobre a publicação ou não dos textos submetidos.
     Pede-se aos autores cuidarem da revisão textual dos artigos, já para a submissão dos textos. Porém, pode ser recomendada uma revisão final, que, sendo proposta, deverá ter aceitação confirmada pelo autor.
     Fica a critério do editor e da Comissão Editorial a escolha do fascículo em que o texto aceito será publicado. Em geral, contam-se, entre outros fatores, a ordem de aprovação no processo seletivo.
     Os autores serão avisados sobre as decisões quanto à publicação ou não dos seus textos submetidos. Artigos recusados não podem ser de novo submetidos à TeoPraxis, a não ser que tenham passado por uma efetiva reelaboração, constituindo-se como novos artigos.

Direitos autorais
     Feita a submissão de artigos, se houver a aceitação dos textos para publicação, por parte da TeoPraxis, consideram-se cedidos os direitos autorais para esta revista.
     A publicação completa ou parcial dos conteúdos publicados só poderá ser feita mediante prévia autorização dos autores e da Comissão Editorial.

O autor deve preencher a mão e assinar com caneta azul o formulário de autorização para publicação online (Autorização de publicação em pdf). Tal formulário deve ser submetido, como anexo, juntamente com o artigo ou resenha. Essa autorização deve ser individual para cada autor e será válida para o caso de o artigo ou resenha ser aprovado e a sua publicação confirmada pela revista (na forma final do texto após as revisões propostas pela revista e aceitas pelo autor).