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Como parte del proceso de envío, los autores/as están obligados a comprobar que su envío cumpla todos los elementos que se muestran a continuación. Se devolverán a los autores/as aquellos envíos que no cumplan estas directrices.- El envío no ha sido publicado previamente ni se ha sometido a consideración por ninguna otra revista (o se ha proporcionado una explicación al respecto en los Comentarios al editor/a).
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- El texto se adhiere a los requisitos estilísticos y bibliográficos resumidos en las Directrices del autor/a, que aparecen en Acerca de la revista.
Directrices para autores/as
Os textos submetidos ao periódico TeoPraxis, mesmo quando avaliados, revistos e publicados são de total responsabilidade dos seus autores.
Os autores devem ser discentes de um curso de Graduação, regularmente matriculado, no ato da submissão de seu artigo ou resenha, exceto se houver um docente como coautor; ou graduados em cursos da Área Ciências da Religião e Teologia e áreas afins.
Os textos deverão ser inéditos. Podem ser pesquisas originais ou textos de revisão. No caso de ser detectado plágio, deverá ser feita, pelo autor, uma retratação, a publicar-se em edição posterior.
Os textos, sejam de artigo ou de resenha, uma vez encaminhados para TeoPraxis, não podem ser propostos paralelamente a outro periódico. Isso só poderá ser feito se forem antes devolvidos pela revista TeoPraxis ou se houver uma desistência de publicação expressa da parte do autor.
As submissões e demais comunicações sobre o processo de avaliação, revisão e publicação do artigo ou resenha serão feitas no Portal da TeoPraxis. Para outras eventuais informações, os contatos devem ser feitos para o e-mail <teopraxis@puc-rio.br>.
Publicam-se textos científicos de teologia que atendam ao escopo e os objetivos da TeoPraxis e que tenham sido aprovados no processo seletivo, que passa pela pré-avaliação, a revisão por pares e os pareceres finais do editor ou de membros do conselho editorial.
As dimensões previstas para as contribuições são: de 6 a 10 páginas para artigos; e de 2 a 5 páginas para resenhas. Lembrando que as resenhas deverão ser de obras publicadas nos últimos cinco anos.
Incluem-se, na extensão prevista, o título, o resumo, as palavras-chave, o corpo do texto, as referências bibliográficas, os dados do autor.
O formato da página é A4.
As margens do documento são: superior e inferior - 3 cm; esquerda e direita - 2,5 cm.
O espaçamento entre as linhas é simples, com 0 cm para o “antes” e o “depois” de cada parágrafo, que terá 1 cm adentrado na primeira linha (identação).
A letra deve ser na fonte Times New Roman: caractere 11 para o corpo do texto e caractere 9 para as notas de rodapé.
As citações longas (com três linhas ou mais) deve utilizar caractere 10, sem aspas, com recuo de 1 cm à esquerda.
Para fontes específicas de palavras ou citações em grego e em hebraico, deve-se entrar em comunicação com a secretaria da revista, e verificar o envio das fontes correspondentes que são usadas pelo periódico.
O título e, se houver, o subtítulo do artigo, ficarão alinhados à direita, utilizando-se a fonte Times New Roman em negrito, caractere 18 para o título e 16 para o subtítulo. Título e subtítulo são separados por dois pontos (:).
As resenhas têm como título a referência completa da obra analisada, o que também deve vir alinhado à direita.
Depois do título e do subtítulo no idioma original do artigo (o idioma original pode ser em português, espanhol, inglês, francês, alemão ou italiano), devem vir o título e o subtítulo traduzidos para o inglês (se não for esse o idioma original). Caso seja em inglês, é preciso que a tradução seja em português.
O nome do autor do artigo ou resenha aparecerá duas vezes: no início do texto, abaixo do título-subtítulo, alinhado à direita, fonte Times New Roman itálico e caractere 12; e no final do texto, alinhado à direita, fonte Times New Roman itálico-negrito e caractere 12.
Apresentam-se o resumo (de 150 a 200 palavras) e as palavras-chave (5 no máximo). Em seguida sua tradução para o inglês – do “abstract” e “Keywords”. Caso seja em inglês, é preciso que a tradução seja em português.
O corpo do artigo deve ter: a Introdução; as várias partes numeradas em algarismos arábicos com suas subdivisões, separando-se os algarismos por pontos (por exemplo: 1. / 1.1. / 1.2. / 1.2.1. / 1.2.2 /...), Ao final de cada seção salta-se uma linha. Ao final do texto, Conclusão ou Considerações finais.
Segue a apresentação de Referências bibliográficas, nas quais devem constar todas as referências do artigo, em ordem alfabética, mas somente aquilo que foi citado (direta ou indiretamente).
Após o nome do autor no final do texto, devem ser dadas as seguintes informações, cada uma em uma linha, todas alinhadas à direita: o nome do autor, em negrito e itálico; a instituição de ensino onde faz a Graduação; no caso de coautoria com um docente, informar a sua filiação institucional; cidade, CEP; e-mail para contato.
A indicação das referências bibliográficas ao longo do texto, para citações diretas ou indiretas, é feita em notas de rodapé.
Para as indicações bibliográficas nas notas de rodapé e nas referências ao final, faz-se uso das normas da ABNT (norma NBR 6023), mas com adaptações previstas nas “Normas do Departamento de Teologia da PUC-Rio” conforme mostrado nos exemplos a seguir.
Normas gerais para a citação
Não se utiliza a sigla “cf.”, para indicar “conferir”, nem no corpo do texto, nem nas notas bibliográficas. Não se utilizam também as siglas “Idem”, “Ibidem”, “et seq.” ou “sequentia”, “op. cit.”, “passim”, “loc. cit.”, "Apud", "Ver", "Veja", nestes casos, prefere-se a informação repetida e/ou completa.
Não é necessário, na primeira ocorrência de uma citação, colocar a referência em sua forma completa na nota bibliográfica. Utilize sempre a citação abreviada nas notas bibliográficas e a completa apenas nas referências bibliográficas.
Utilizamos tanto nas notas bibliográficas, quanto nas referências bibliográficas, o sobrenome do(s) autor(es), com letras maiúsculas, seguido do nome abreviado, sempre nesta ordem.
Quanto à indicação dos títulos e subtítulos nas referências bibliográficas, somente o título aparece em negrito. O subtítulo segue normalmente, sem o negrito. O elemento indicador da divisão entre título e subtítulo (“:” ou “.”) segue a forma como é indicada na obra a qual se faz referência. Nas notas bibliográficas indica-se somente o título sem negrito.
Referências bibliográficas:
LIMA, Maria de Lourdes C. Mensageiros de Deus: profetas e profecias no Antigo Israel. Rio de Janeiro: Editora PUC-Rio; São Paulo: Editora Reflexão, 2012.
Notas bibliográficas:
LIMA, M. L. C., Mensageiros de Deus, p. 53.
Referências bibliográficas
MORAES, Abimar O. Desafios e perspectivas à Pastoral Familiar a partir da Amoris Laetitia. Atualidade Teológicas, v. 20, n. 54, p. 580-598, set./dez. 2016.
Notas bibliográficas
MORAES, A. O., Desafios e perspectivas à Pastoral Familiar a partir da Amoris Laetitia, p. 580-582.
Citação de obras impressas
Um autor
Referências bibliográficas:
KUZMA, Cesar Augusto. O futuro de Deus na missão da esperança: uma aproximação escatológica. São Paulo: Paulinas, 2015.
Notas bibliográficas:
KUZMA, C. A., O futuro de Deus na missão da esperança, p. 8.
Dois ou três autores
Referências bibliográficas:
LIBÂNIO, João Batista; BINGEMER, Maria Clara L. Escatologia Cristã. Rio de Janeiro: Vozes, 1996.
Notas bibliográficas/Nota de rodapé:
LIBÂNIO, J. B.; BINGEMER, M. C. L., Escatologia Cristã, p. 18.
Mais de três autores
Referências bibliográficas:
MILANI, André Luiz. et al. Introdução ao Segundo Testamento: eu vim para que todos tenham vida. São Paulo: Paulus, 2007.
Notas bibliográficas para se referir a obra como um todo:
MILANI, A. L. et al., Introdução ao Segundo Testamento.
Referências e notas bibliográficas para se referir a um capítulo específico da obra:
Seguir a norma para “capítulo de livro”:
Capítulo de livro
Referências bibliográficas:
SIMIAN-YOFRE, Horacio. A Bíblia entre leituras e leitura aberta das Sagradas Escrituras. In: MAZZAROLO, Isidoro; FERNANDES, Leonardo A.; LIMA, Maria de Lourdes C. (Orgs.). Exegese, Teologia e Pastoral: relações, tensões e desafios. Rio de Janeiro: EdiPUC-Rio; São Paulo: Academia Cristã, 2015. p. 13-32.
Notas bibliográficas/Nota de rodapé:
SIMIAN-YOFRE, H., A Bíblia entre leituras e leitura aberta das Sagradas Escrituras, p. 15-29.
Organizador ou Editor
Referências bibliográficas para indicação do livro como um todo:
LIMA, Luis C. (Org.). Teologia e Sexualidade: portas abertas pelo Papa Francisco. São Paulo: Editora Reflexão, 2015.
Notas bibliográficas/Nota de rodapé para se referir a obra como um todo:
LIMA, L. C. (Org.), Teologia e Sexualidade.
Referências bibliográficas para indicação de um capítulo específico da obra:
BOING, Vera Maria L. B., A Antropologia Teológica de Gesché e a sexualidade. In: LIMA, Luis C. (Org.). Teologia e Sexualidade: portas abertas pelo Papa Francisco. São Paulo: Editora Reflexão, 2015. p. 107-129.
Notas bibliográficas para indicação de um capítulo específico da obra:
BOING, V. M. L. B., A Antropologia Teológica de Gesché e a sexualidade, p. 116.
Mais de uma editora
Referências bibliográficas:
GUEDES, José Otácio O. O Administrador injusto em Lc 16,1-8a. Misericordioso para receber misericórdia. In: FERNANDES, Leonardo A. (Org.). Traços da Misericórdia de Deus segundo Lucas. Santo André: Academia Cristã; Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2016. p. 113-127.
Notas bibliográficas/Nota de rodapé:
GUEDES, J. O. O., O Administrador injusto em Lc 16,1-8a, p. 116.
Editoras de um mesmo local
Referências bibliográficas:
TELLES, Adalberto C.; GONZAGA, Waldecir. João Batista: “o maior entre os nascidos de mulheres” (Mt 11,11). Rio de Janeiro: Letra Capital/PUC-Rio, 2021.
Notas bibliográficas/Nota de rodapé:
TELLES, A. C.; GONZAGA, W., João Batista, p. 36.
Autor desconhecido
Referências bibliográficas:
IMITAÇÃO de Maria. São Paulo: Cultor de Livros/Editora Cleofas, 2015.
Notas bibliográficas/Nota de rodapé:
IMITAÇÃO de Maria, p. 33.
Autor entidade
Referências bibliográficas:
CELAM. Puebla: a evangelização no presente e no futuro da América Latina. Petrópolis: Vozes, 1979.
Notas bibliográficas/Nota de rodapé:
(indicar a sigla e o número do parágrafo)
Ex: DP 14.
Referências bibliográficas:
CNBB. O Estado que temos e o Estado que queremos. Estado para que e para quem? Brasília: Edições CNBB, 2014.
Notas bibliográficas/Nota de rodapé:
CNBB, O Estado que temos e o Estado que queremos, n. 12.
Referências bibliográficas:
PONTIFÍCIA COMISSÃO BÍBLICA. Inspiração e verdade da Sagrada Escritura: a palavra que vem de Deus e fala de Deus para a salvação do mundo. São Paulo: Paulinas, 2014.
Notas bibliográficas/Nota de rodapé:
PONTIFÍCIA COMISSÃO BÍBLICA, Inspiração e verdade da Sagrada Escritura, p. 51.
Editora não informada
Referências bibliográficas:
FRANCO, Itamar. Discursos: de outubro de 1992 a agosto de 1993. Brasília: [s.n.], 1993.
Notas bibliográficas/Nota de rodapé:
FRANCO, I., Discursos, p. 44.
Obra em diversos volumes
Referências bibliográficas:
HAMMAN, Adalbert. A Trindade na liturgia e na vida cristã. In: FEINER, Johannes; LÖHRER, Magnus. (Orgs.). Mysterium Salutis: compêndio de dogmática histórico-salvífica. A história salvífica antes de Cristo. Petrópolis: Vozes, 1971. p. 119-130. v.II/1.
Notas bibliográficas:
HAMMAN, A., A Trindade na liturgia e na vida cristã, p. 122.
Artigos de periódicos
Referências bibliográficas:
UTRINI, Heitor Carlos S. Discípulo ou rival? A imagem de Simão Pedro no Quarto Evangelho a partir de Jo 21,1-14. Atualidade Teológica, v. 23, n. 63, p. 606-632, set./dez. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.17771/PUCRio.ATeo. 46356
Notas bibliográficas/Nota de rodapé:
UTRINI, H. C. S., Discípulo ou rival?, p. 612.
Artigos de revista eletrônica
Referências bibliográficas:
KONINGS, Johan. O processo de Jesus: João relendo o relato sinóptico. Atualidade Teológica, v. 20, n. 54, p. 705-729, set./dez. 2016. Disponível em: <https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/27917/27917.PDF>. Acesso em: 12 nov. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.17771/PUCRio.ATeo.27917
Notas bibliográficas/Nota de rodapé:
KONINGS, J., O processo de Jesus, p. 712-716.
Artigo de jornal
Referências bibliográficas:
BERTONE, Tarcisio. O Pai-Nosso deve ressoar na vida do cristão. L’Osservatore Romano, Roma, 31 jul. 2010. p. 1.
Notas bibliográficas/Nota de rodapé:
BERTONE, T., O Pai-Nosso deve ressoar na vida do cristão, p. 1.
Referências bibliográficas:
BINGEMER, Maria Clara L. A desordem que o amor faz. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 28 fev. 2018. Disponível em: <http://m.jb.com.br/artigo/noticias/2018/02/28/a-desordem-que-o-amor-faz/>. Acesso em: 12 jun. 2018.
Notas bibliográficas/Nota de rodapé:
BINGEMER, M. C. L., A desordem que o amor faz.
Teses e Dissertações
Referências bibliográficas:
PERNAMBUCO, Mariana N. Os textos doxológicos no contexto do livro, em especial relação com Am 1,1; 8,8 e 9,1: a relevância da menção do terremoto na mensagem do livro. Rio de Janeiro, 2012. 116p. Dissertação. Faculdade de Teologia, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
Notas bibliográficas/Nota de rodapé:
PERNAMBUCO, M. N., Os textos doxológicos no contexto do livro, em especial com Am 1,1; 8,9 e 9,1, p. 86-89.
Trabalhos apresentados em congressos ou outros eventos acadêmicos
Referências bibliográficas
FERREIRA, Reuberson. O Papa Francisco, a teologia e os teólogos. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA SOTER, 30., 2017, Belo Horizonte. Anais do Congresso Soter – Religião em reforma: 500 anos depois. Belo Horizonte: PUC-Minas, 2017. p. 231-240. Disponível em: <http://www.soter.org.br/anais/30.pdf>. Acesso em: 12 jun. 2018.
Notas bibliográficas
FERREIRA, R., O Papa Francisco, a teologia e os teólogos, p. 232-234.
Verbete de dicionário
Referências bibliográficas:
FABRIS, Rinaldo. Vangelo. In: ROSSANO, Pietro; RAVASI, Gianfranco; GIRLANDA, Antonio. (Orgs.). Nuovo Dizionario di Teologia Biblica. Cisinello Balsamo: San Paolo, 1988, p. 1620-1639.
Notas bibliográficas/Nota de rodapé:
FABRIS, R., Vangelo, p. 1620.
Bíblia
Referências bibliográficas:
BÍBLIA de Jerusalém. Nova ed. rev. e ampl. 2. impr. São Paulo: Paulus, 2003.
Citações Bíblicas
(Seguimos o padrão de siglas conforme a Bíblia de Jerusalém)
At 12,3 - separação entre capítulo e versículo através da vírgula
At 12,1-10 - usa-se o hífen (-) para indicar mais versículos consecutivos
At 12,3.10 - usa-se o ponto (.) para indicar mais versículos não consecutivos
Ex 1,1–2,25 - usa-se o travessão (–) para indicar mais versículos que se seguem e pertencem a dois capítulos diferentes
Lc 11,1-10; Jo 1,1-7 - citações bíblicas de livros diferentes são separadas por ponto e vírgula
(Não utiliza-se o “s” para indicar os versículos seguintes, deve-se colocar a citação inteira, com numeração inicial e final. Não utilize “cf.” para a indicação de “conferir”, neste caso, simplesmente, utilize a citação bíblica).
Diversos
Referências bibliográficas:
CÓDIGO de Direito Canônico. São Paulo: Loyola, 2001.
Notas bibliográficas/Nota de rodapé:
CIC, Cân. 6, §2.
Referências bibliográficas:
CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. Petrópolis: Vozes; São Paulo: Paulinas: Loyola, 1993.
Notas bibliográficas/Nota de rodapé:
CEC 215.
Referências bibliográficas:
CNBB. Comunidade de comunidades: uma nova paróquia. Brasília: Edições CNBB, 2014. (Doc. 100).
Notas bibliográficas/Nota de rodapé:
CNBB, Doc. 100, 5.
Referências bibliográficas:
COMISIÓN TEOLÓGICA INTERNACIONAL. Documentos 1969-1996: Veinticinco años de servicio a la teología de la Iglesia. Madrid: BAC, 1998. (Biblioteca de Autores cristianos, 587).
Notas bibliográficas/Nota de rodapé:
CTI, Veinticinco años de servicio a la teología de la Iglesia, 5.
Referências bibliográficas:
DENZINGER, Heinrich. Compêndio dos símbolos, definições e declarações de fé e moral. Traduzido com base na 40ª edição alemã (2005), aos cuidados de Peter Hünermann. São Paulo: Paulinas; Loyola, 2007.
Notas bibliográficas/Nota de rodapé:
DH 3414.
Referências bibliográficas:
FRANCISCO, PP. Exortação Apostólica Evangelii Gaudium sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual. Brasília: Edições CNBB, 2013.
Notas bibliográficas/Nota de rodapé:
EG 14.
Referências bibliográficas:
JUSTINO de Roma. I e II Apologias; Diálogo com Trifão. São Paulo: Paulus, 1995.
Notas bibliográficas/Nota de rodapé:
JUSTINO de Roma, Diál. 10, 2.
Referências bibliográficas:
AGOSTINO. Perfezione della giustizia dell’uomo. Roma: Editrice Città Nuova, 1987. (Opera Omnia, XVII/1).
Notas bibliográficas/Nota de rodapé:
AGOSTINO, De perf. iust. 11,23.
Referências bibliográficas:
TOMÁS de Aquino. Suma Teológica: a fé, a esperança, a caridade, a prudência: II seção da II parte, questões 1-56. São Paulo: Loyola, 2004. v. 5.
Notas bibliográficas/Nota de rodapé:
ST II, II, q. 1-56.
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